Café da Manhã


O café gelava na xícara. Tão puro e fumegante. Você estava calado, e de seus olhos saltavam lágrimas brilhantes. Nunca me disse adeus, nem nunca quis dizê-lo. Tantos nós entremeados no meio da garganta, o meio fio, o engasgo, o pedaço de pão no prato, a manteiga derretida beijando a beirada do prato quebrado. Eu a lambia, e lambia também o açúcar do café que outrora fora fumegante. Silenciados. A manhã brotava, como uma maçã vermelha e fresca que nasce de uma macieira em flor. Você chorava, e eu não sabia necessariamente o porquê. Seus dedos tamborilavam sobre a mesa de mármore, como num ritual angustiante. Ouvia o barulho dos carros que já seguiam pelo asfalto, ouvia o barulho de uns poucos pássaros que se sentavam nos galhos secos das árvores do quintal. Não fuja, eu sussurrava caladamente enquanto levava a xícara até a pia e a enchia com a água cristalina de eternidade. Terminamos nosso café em silêncio, bebericando nosso adeus, lentamente, sugando cada gota daquele momento orvalhado numa manhã de outono. Sentei-me novamente, e entre mágoas olhei-o, e ele olhou-me com olhos partidos, como quem está para rasgar o coração e entregar-me os pedaços. Foi então que ri. Era uma situação ridícula. O amor era ridículo. Nós éramos ridículos. Tão ridículos a ponto de chorar enquanto tomávamos nosso café. Havia tanta dor contida naquele riso, tanta mágoa, que o riso transformou-se em pranto. Não quer mais café? Murmurei, e ele respondeu-me negativamente. Não. Então, pensei em pedir para que ele não fosse embora e não me deixasse em meio a cafés e pães amargos daquela manhã, mas ele se foi e eu fiquei bebericando minha tristeza e umas poucas gotas do gélido café que sobrara em sua xícara.

2 comentários:

Juliana Skwara disse...

Sua escrita está diferente, mas continua incrível, de tirar o fôlego! Eu amei, é assim mesmo, quando a gente entra ne letras muda tanta coisa rs
Fico feliz que esteja gostando da faculdade, é algo difícil mas vale a pena, em relação ao projeto, iniciamos com a intenção de divulgar novos escritores e a literatura no brasil. Tá bem no início, mas essa ideia tem quase tres anos!
Mas confere lá, tem mais novidades no blog, deixei um recadinho por lá! Volte sempre viu? e conte as suas novas! Beijos

Anônimo disse...

Olá Nayara, sou um admirador de longa data do seus textos neste blog. Acompanho seu trabalho ja fazem mais de dois anos e você evoluiu muito. Está cada vez mais perto de se tornar uma grande escritora que me fará ganhar muito dinheiro sendo seu empresário. Continue escrevendo com tanto talento que eu agradeço.
Admirador Secreto