Em Busca de Identidade


Se me recomendassem algum filme nacional há meses atrás, eu torceria o nariz pelo simples fato de o mesmo ser um longa originado em terras brasileiras. Mas, após ter tido a oportunidade de assistir a alguns filmes “produzidos aqui”, joguei todo meu preconceito fora, e hoje, faço questão de sempre assistir filmes nacionais.

De certo modo, “Nome Próprio” foi um desses filmes que chamou minha atenção nestes últimos tempos. Camila, a personagem principal é uma aspirante a escritora que possui um blog na internet. Porém, Camila é mais que isso, é um enigma, um caos, que despeja na internet todos os seus medos, anseios, frustrações e amores. Ela é a protagonista do filme, que foi baseado nos textos e blogs da escritora Clarah Averbuck.

A história começa a se desenrolar quando Camila é expulsa da casa de Felipe, seu então namorado. A partir daí, a blogueira se vê envolta a uma atmosfera afetiva bastante intensa, enquanto perambula pelos bares da cidade em meio a cigarros, anfetaminas, bebidas alcoólicas, sexo casual, poesia e uma busca eloquente pela ficção. Entre Bukowski, Leminski e John Fante, Camila se vê em busca de si mesma, de sua identidade roubada, de seu nome próprio.

Vencedor do Festival de Gramado como melhor filme em 2008, “Nome Próprio” conta com a direção de Murilo Salles, e com a maravilhosa atuação de Leandra Leal, que recebeu dois prêmios de melhor atriz, um pela Academia Brasileira de Cinema, e outro pelo Festival de Gramado.

Um longa explícito, surpreendente, que choca e ao mesmo tempo sensibiliza o telespectador. Uma mostra de que o cinema nacional, pode e muito, alçar a credibilidade que merece. Sem preconceito ou torções de nariz.

2 comentários:

Juliana Skwara disse...

- Aaaah, eu sabia!
EU SABIA que vc ia se amarrar em Clarah Averbuck. Este filme é sensacional e a trilha é de matar. Eu me apaixonei. Porcas Borboletas é destaque no filme e vale a pena ouvir. Tente ler os livros tbm que são ótimos. Aliás, a Clarah tem vários blogs na internet. O blogspot mesmo, dá uma conferida depois. É a sua cara mesmo!
Tem o brasileirapreta e o adiouslounge. Tipo, a mulher tem um estilo de escrever rcok'n roll total. Só viciada nela!
Bjuuus e um 2011 de mto sucesso e mta saúde e paz. Muito bom contar sempre com vc!
Bjksss

~*Rebeca*~ disse...

Com certeza irei assistir esse filme.

Beijo imenso, Nayara.

Rebeca

-